terça-feira, março 22, 2005

O paradoxo da globalização

Se te concentras neles, os anti-G8 são a esquerda em movimento: anarquistas, marxistas, radicais, católicos rebeldes ou progressistas, pacifistas, verdes, revolucionários. Centros sociais, artistas de rua, bandeiras vermelhas.Com o complemento iconográfico de Marcos e Ché Guevara .Rapidamente te apercebes que nenhum deles põe em discussão o Dogma Global, a interdependência dos povos e das culturas, o “melting pot” e a sociedade multirracial, o fim das pátrias. São internacionalistas, humanitários, “ecuménicos”, globalistas. E acresce: quanto mais extremistas e violentos são, mais internacionalistas e anti-tradicionais se apresentam.

Ou seja, quanto mais se opõem à globalização mais partilham da sua meta final. Por mais, o Manifesto de Marx e Engels é um elogio total da globalização, a cargo da burguesia e do capital, que rompe os vínculos territoriais e religiosos, étnicos e familiares e liberta da tradição. E nas cimeiras anteriores os presidentes dos países mais industrializados eram quase todos de tendência progressista e proviam da geração de 68, desde Clinton aos nossos próprios lideres, que sonhavam em transformar o G8 numa coligação de esquerdas planetária. Todos optimistas do G8.

Onde estão então os verdadeiros inimigos da globalização? Estão na direita, caros amigos. Aí, e não só desde hoje, combate-se o “mundialismo” e o internacionalismo, a morte das identidades locais e nacionais. Se é verdade, como afirmam muitos pensadores, que a próxima alternativa será entre o universalismo e o particularismo, entre globalidade e diferenças, entre cosmopolitismo e comunidade, então os antagonistas da globalização estão na direita.Com os conservadores e os nacionalistas, com os tradicionalistas e os anti-modernos, mas também no âmbito da nova direita de Alain de Benoist e Guillaume Faye e dos movimentos localizados e populistas.

Existe uma rica literatura de direita que há tempo critica radicalmente a globalização e as suas consequências: o domínio da técnica e da economia financeira em detrimento da política e da religião. É na direita que se reúne a resposta populista às oligarquias transnacionais. É na direita que as tradições se opõem à sociedade global sem raízes. É na direita que se teme a imposição de um pensamento único e uma sociedade uniforme e se denuncia a globalização como um mal em si mesmo; enquanto à esquerda denuncia-se que a globalização não estende os benefícios económicos à humanidade mas apenas a uns poucos. Ou seja, não se denuncia o seu efeito de desenraizamento sobre as culturas tradicionais e as identidades, mas tão-somente que não seja uma globalização dos “direitos humanos”.

Em Génova consuma-se, pois, um paradoxo: uns poucos homens de direita, entre agricultores, artesãos e tradicionalistas opondo-se ao G8 de modo débil e marginal mas com propósitos fortes e radicais, e muita gente de esquerda opondo-se de modo vistoso e radical a uma globalização que, no fundo, compartilha. Em Génova a maldição de Colombo faz-se às inversas: Ele zarpou para as índias e descobriu a América, estes sonham com um mundo novo mas descobrem as velhas índias.


Marcello Veneziani

7 Comentários:

Blogger José Viriato disse...

Muito bom vou recomendar.

7:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quem é Marcello Veneziani?

1:59 da manhã  
Blogger Rodrigo Nunes disse...

É um jornalista e ensaísta italiano da direita.Escreve no "Giornale" e no "Messaggero" e é director da revista "O Burguês".

8:30 da tarde  
Blogger CORSERPENTIS88 disse...

Mais um excelente post.
De qualquer forma é importante lembrar quem em verdade se opõe, séria e consequentemente à globalização.
Afinal de contas, e isto deve ser dito em abono da verdade, haja coragem e lucidez para o fazer:
-QUE É A GLOBALIZAÇÃO SENÃO A CÚPULA DO EDIFÍCIO DO DOMÍNIO MUNDIAL PELOS JUDEUS ?!
O MUNDO RECONHECERÁ QUE ADOLF HITLER TINHA RAZÃO !

SAUDAÇÕES
14CS88

9:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Full colour business cards queensland pda best Http webserver intranet gonzofriday.htm wedding stationery collection online consultation united states pharmacies pain relief Sony car dvd monitor combo wedding invitations quotes cut out swimsuits evista promotions Business life wy insurance small my ebay bidding 2fbuy adipex unavailablity of provigil Info http buy diazepam sx am where to buy vardenafil Tv show viewer discretion advised

7:20 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

What a great site film editing classes

2:58 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Sony ericsson w600i free games applications Cataract surgery errors Adipex in comparison to phentermine hiking Driveway gate uk Gay saunas in edinburgh spam blocker Jack black fuck gently incorporating green cards buy levitra online Verizon wireless phone services and plans

3:57 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial