domingo, maio 01, 2005

Inquérito literário

O FG Santos e o Caturo enviaram-me o tal questionário literário que circula pela blogosfera. Aqui ficam as respostas.

1-Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

“Margarita e o Mestre” de Michail Bulgakov.

2-Já alguma vez ficaste apanhado por um personagem de ficção?

Não sei bem o que se entende por “apanhado” mas recordo em particular, sobretudo da minha adolescência, Corto Maltese e o Tenente Slütter de ”A Balada do Mar Salgado” de Pratt, o Eurico de Alexandre Herculano, o Gilles de Drieu, o Augustin de Alain-Fournier…

3-Qual foi o último livro que compraste?

Foram dois, “Pawn Structure Chess” de Andrew Soltis e “Um, Ninguém e Cem Mil” de Luigi Pirandello.

4-Qual o último que leste?

“Absalão,Absalão!” de William Faulkner.

5-Que livros estás a ler?

“Economie du XXe siècle” de François Perroux e “O Outono em Pequim » de Boris Vian.

6-Que 5 livros levarias para uma ilha deserta?

Uma selecção dessas é quase impossível de fazer e é certamente ingrata, já que inevitavelmente deixa de fora muitas obras de referência para mim; dito isto aqui fica uma lista provável(com alguma batota pois alguns destes títulos têm mais de 1 volume):
“Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust;
“O Mar da Fertilidade” de Yukio Mishima;
“Eugénie Grandet” de Balzac;
“The Complete Poems and Plays of T.S.Eliot”;
“ Obras Completas”, Jorge Luis Borges.

7-A que 3 pessoas vais passar este testemunho?

Ao Camisa Negra, ao Absonante e ao Quietista

5 Comentários:

Blogger JRA disse...

Gostava de deixar aqui a nota que escrevi ao JSarto, ainda não passaram vinte minutos:
Só agora aparei esta 'batata quente'. Cheguei ontem à noite e só hoje estou a fazer a volta dos meus blogs.
E, devo dizer, estou muito indeciso. Considero uma simpatia lembrarem-se que eu existo; neste caso particular, o JSarto. E não gostava de parecer indelicado. Mas tenho algumas razões para não gostar de responder. Em primeiro lugar sou um homem de ciência e não de letras; pelo que, grande quantidade do que leio, e sou obrigado a ler muito, é técnico e científico; devo, aliás, dizer que todo o meu esforço de leitura, ultimamente, tem estado virado para a escrita da minha tese de doutoramento. Em segundo lugar, gosto de dizer mesmo a verdade, mas não gosto de ficar mal nos retratos; e parece-me que os livros que leio estão muito longe do gosto geral de quem lê o meu blog; sentir-me-ia mal se dissesse a verdade; e pareceria um ignorante, o que também não sou. Por último, finalmente, os livros clássicos que deveria ler, já foram lidos há muito, incluindo aqui os clássicos da política e do nacionalismo. Apesar de, ultimamente, mais por necessidade do que por outra coisa, ter voltado aos romances clássicos portugueses. É que senti que o meu Português estava a piorar, devido a, praticamente, só ler inglês. Ainda por cima técnico. Ainda por cima americano. Como os jornais estão sempre a dar pontapés na gramática, e não só, decidi-me voltar aos autores do século XIX e primeira metade do século XX. Com o fito exclusivo de me manter a escrever Português.
Tudo isto apesar de, ainda recentemente, ter comprado a nova edição de 'As Farpas' e o livro do Zé Adelino Maltez, o segundo volume do 'Tradição e Revolução'. Que até tenho consultado bastante.
Com todo este arrazoado, ainda não disse o que quero dizer: vou pensar. Desculpem-me por favor.

3:59 da manhã  
Blogger miazuria disse...

Reparei que aprecia bastante a boa literatura.
Comungo do mesmo gosto poetico, pelo menos no que se refere ao Jorge Luis Borges, muito bom!
Saudacoes

5:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » »

3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

This is very interesting site... Paris hilton bentley Cheap car alarm buy xenical authentic mattresses Kid bed furniture Coco king waterbed sheet set Platform bed with bookcaseminneapolis moving companies zocor india Prozac and tooth problems Vitamin b muscle treatment moving companies com http://www.pressurewasherpumpsradialaxial.info/Long-beach-local-moving-companies.html Arizona singles hiking clubs Adult sissy plastic pants top moving company moving companies moving company Co education massive huge dick sex Discount prices for kodak v570 digital camera

9:19 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! video editing programs

4:49 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial