sexta-feira, dezembro 16, 2005

Da essência do fascismo

Não se compreende nada do fascismo se não se tem em conta, ou não se quer admitir, que o chamado “fenómeno fascista” não é outra coisa que a primeira manifestação política de um vasto fenómeno espiritual e cultural a que chamaremos «superhumanismo»(*), cujas raízes estão na segunda metade do século XIX. Este vasto fenómeno configura-se como uma espécie de campo magnético em expansão, cujos pólos são Richard Wagner e Friedrich Nietzsche. A obra artística de Wagner e a obra poética/filosófica de Nietzsche exerceram uma enorme e profunda influência no ambiente cultural europeu de fim de século e na primeira metade do século XX, tanto no sentido negativo (causando repúdio) como no sentido positivo: inspirando seguidores (filosóficos e artísticos) e desencadeando acções (espirituais, religiosas e também políticas),a obra destes autores é, de facto, eminentemente agitadora; a sua importância está muitíssimo mais no “princípio” novo que introduzem a nível europeu que na sua própria expressão e nas primeiras aplicações que destes princípios se realizaram.

Por “princípio” entendo aqui o sentimento de si mesmo e do homem, que, quando se refere a si próprio, se auto-afirma, é um “Verbo”(Logos); quando persegue um fim é “vontade”( pessoal e comunitária) e é também, imediatamente depois de sentimento, um sistema de valores.

O que através da obra de Wagner e Nietzsche entra em circulação e se difunde, com maior ou menor força, é, sobretudo, o “princípio” ,ainda que este seja imperfeitamente captado ou receba, por causa da sua novidade, interpretações e aplicações inapropriadas. Pelas vias mais estranhas, às vezes subterrâneas, este princípio foi transmitido e recebido e é só meio século depois do seu nascimento, quando começa a obter uma certa difusão social, quando começa a ser aceite e feito próprio por grupos sociais inteiros de homens que nele se reconhecem, às vezes sem saber inclusive quem pôs em circulação o novo “princípio”,que assim se criaram os primeiros movimentos fascistas.

Entre “superhumanismo” e fascismo, mais que a relação eminentemente intelectual que para os marxistas existe entre teoria e prática, o que existe é uma relação genética espiritual, uma adesão às vezes inconsciente do segundo ao “princípio superhumanista”, com as acções politicas que dele emanam. Quem sabe por isto se pôde dizer, ainda que a expressão não seja muito afortunada, que «o fascismo é acção à qual é imanente um pensamento», e se falou também da “mística fascista” e do carácter quase “religioso” do fascismo.

O princípio “superhumanista”, respeito do mundo que o circunda, torna-se o inimigo absoluto de um oposto “princípio igualitarista” que é o que caracteriza este mundo. Se os movimentos fascistas individualizaram o “inimigo” (espiritual antes que político) nas ideologias democráticas – liberalismo, parlamentarismo, socialismo, comunismo e anarquismo – é justamente porque, na perspectiva histórica instituída pelo “princípio superhumanista” estas ideologias configuram-se como outras tantas manifestações, aparecidas sucessivamente mas ainda todas presentes, do oposto princípio igualitarista; todas têm um mesmo fim com um grau diferentes de consciência e todas elas causam a decadência espiritual e material da Europa, a “baixeza progressiva” do homem europeu, a desagregação das sociedades ocidentais.

Por outro lado, se podemos afirmar que todos os movimentos fascistas têm um determinante instinto “superhumanista” está também claro que tiveram um nível de consciência do mesmo variável; e é precisamente este distinto grau de consciência que se reflecte na gradual variedade dos movimentos fascistas e nas suas respectivas atitudes políticas. Não é de estranhar pois que se todos combatem as formas políticas do igualitarismo, às vezes não se definam contra as suas formas culturais ou se o fazem, fazem-no em menor grau e, depois, como sempre ocorre, entre o campo fascista e o igualitarista cria-se um campo intermédio, oscilante, com formas espúrias.


(*)Este superhumanismo deve naturalmente ser entendido à luz da obra filosófica de Nietzsche

Giorgio Locchi

14 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Bom texto, como sempre ;) Este trecho é retirado do texto "A Essência do Fascismo", certo? Que não existe em português, pois não?

NC

3:02 da manhã  
Blogger Cesar Valentim disse...

Um texto bom para uma causa excelente

11:24 da tarde  
Blogger Rodrigo N.P. disse...

Nõa existe em português mas eu tenho cerca de metade traduzido, porém é demasiado extenso para colocar aqui.

3:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Metade? Então podemos combinar e dividir a metade que falta.

NC

6:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pensar e escrever assim e assinar Rodrigo é ouro sobre azul...!

9:30 da tarde  
Blogger vs disse...

O Rodrigo cantava uns fados porreiros há uns anos.

Como aquele:

Ai Cais do Sodré
Ai Cais do Sodré,

5:16 da tarde  
Blogger Rodrigo N.P. disse...

«Metade? Então podemos combinar e dividir a metade que falta.»

Podemos:)

«Pensar e escrever assim e assinar Rodrigo é ouro sobre azul...! »

Foi ideia do Duarte mas não é uma homenagem ao Rodrigo Emílio, era antes suposto ser um trocadilho com o meu nome que ficou incompleto. De qualquer forma um nome português é outra coisa :)

«O Rodrigo cantava uns fados porreiros há uns anos.

Como aquele:

Ai Cais do Sodré
Ai Cais do Sodré, »

LOL

«Um texto bom para uma causa excelente»

Sem dúvida.

6:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

«Podemos:)»

Então começo aonde e termino aonde?

NC

5:09 da tarde  
Blogger A Sentinela disse...

Mais uma vez, a essência, o poder do sentimento, tal como eu gosto de ler.

10:12 da tarde  
Blogger Rodrigo N.P. disse...

NC, deixa-me primeiro arranjar uma impressora que neste momento não tenho, depois levaremos a cabo a tarefa.

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

jacobino camisa-negra da merda
as defazer broches ao cadáver de Hitler, meu fdp!

9:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Cheapest home insurance quotes Thyroid prescriptions acrobat reader ppc pocket pc

5:46 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Leopard print seat covers Lg line water filters Baccarat gifts Tadalafil generico ring tones for verizon cell phone susitna lodge hiking oxycontin oxycodone Alan austin lotteries 1000bestlenders com xenical propecia generic review site edu Viagra bestellen online Omron blood pressure kit Vinyl strapped lounge chair Celular car alarm circuit Canaan valley realty

7:20 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Melted shit shit crap fuck andnot sex buy b nexium b Dealers rules in blackjack information nexium Refinancing payoff debts loan keyword nexium boards qoclick Cash registers with barcode scanners dental hygienist license plate frames computers voice over ip service hndler erfurt Kia manual owner sedona what is the medication nexium for nexium and generic brand Blackberry ass. girls with big breast free Withdrawal from bextra Dc shirts

4:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial